SINDICER/RS APOIA MESTRADO SOBRE MATERIAIS E TECNOLOGIAS
25/06/2015
O IFRS oferece mais uma oportunidade de qualificação gratuita voltada ao setor da construção civil.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece mais uma oportunidade de qualificação gratuita voltada ao setor da construção civil. O mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais conta com 15 vagas, ofertadas no segundo semestre deste ano,para profissionais da Serra e Vale do Caí com experiência na área. A iniciativa tem o apoio do Sindicer/RS com o intuito de tornar as regiões reconhecidas pelo trabalho em pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.

Para o coordenador e professor do curso, André Zimmer, do campus de Feliz, o objetivo é promover uma formação para o exercício da prática avançada, além de desenvolver habilidades e competências por meio da pesquisa aplicada. Segundo ele, haverá investigações a partir das demandas das indústrias em duas linhas de pesquisa. Uma delas tratará sobre novos materiais e suas aplicações, aperfeiçoando seu desempenho e considerando os impactos ambientais e a viabilidade tecnológica. A outra objetiva estudar o processo produtivo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final, buscando o desenvolvimento de processos inovadores. O professor explica que por meio do curso os alunos estudarão todos os tipos de materiais: cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos. “O curso é uma oportunidade para quem pretende inovar e aumentar o seu domínio do processo produtivo, bem como a sua capacidade para solucionar os problemas de produção.” A participação dos profissionais de cerâmica é essencial, pois o
mestrado é uma excelente maneira de ampliar conhecimentos e aprimorar os serviços do ramo no Estado.

As inscrições ocorreram em junho, com retorno positivo de mais de 250 entidades. As aulas se iniciam em agosto, às sextas-feiras e aos sábados, nos câmpus de Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz.

Fonte: Sindicer/RS