.
NORMA DE LAJES (NBR 14859) ENTRA EM CONSULTA NACIONAL
25/08/2015
O projeto de revisão da norma ABNT NBR 14859 já está disponível para Consulta Nacional no site da ABNT, até 17 de outubro.




O projeto de revisão da norma ABNT NBR 14859 Lajes pré-fabricadas de concreto, partes 1, 2 e 3, elaborado pela Comissão de Estudo Especial de Laje Pré-Fabricada, Pré-Laje e de Armaduras Treliçadas Eletrossoldadas (ABNT/CEE-094), já está disponível para Consulta Nacional, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), até 17 de outubro. Nesta etapa, qualquer pessoa ou entidade interessada no tema objeto da normalização pode visualizar, imprimir e enviar comentários e sugestões ou então recomendar a sua desaprovação, devendo, neste caso, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação. Caso não seja associado ou não tenha um login de acesso de outras comissões, é possível se cadastrar gratuitamente para acessar o projeto em http://www.abntonline.com.br/consultanacional/.

Desde 2008, o projeto está em discussão na CEE-094. A indústria de cerâmica vermelha esteve presente em diversas reuniões através do presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, representantes de sindicatos, cooperativas e associações e empresários do setor. A ABNT NBR 14859, sob o título geral “Lajes pré-fabricadas de concreto”, tem previsão de conter cinco partes. Apenas as partes 1, 2 e 3 estão sob Consulta Nacional, que tratam dos requisitos para Vigotas, minipainéis e painéis (Parte 1); requisitos para Elementos inertes para enchimento e forma para lajes pré-fabricadas (Parte 2); e requisitos de Armadura treliçada eletrossoldada para lajes pré-fabricadas (Parte 3). O projeto não tem valor normativo, e nesse ínterim continuam em vigor as normas anteriores relativas ao objeto da normalização.

Os produtos de cerâmica estão inseridos na parte 2 da NBR 14859, que especifica os requisitos para recebimento e utilização dos elementos inertes a serem empregados na execução de lajes pré-fabricadas nervuradas, para qualquer tipo de edificação. O item “Tipos de elementos pré-fabricados não estruturais”, constituídos de materiais caracterizados por ruptura frágil ou dúctil, define as características geométricas da lajota cerâmica, do suporte cerâmico e de outros elementos. A norma e seus anexos apresentam ainda os requisitos de dimensões e tolerâncias, a resistência característica, defeitos, condições de fornecimento e encomenda, inspeção, amostragem, ensaios, entre outros.

Fonte: Anicer