.
BLOCO CERÂMICO x BLOCO DE CONCRETO
14/10/2004
Teste mostra a superioridade do bloco de cerâmica ao bloco de concreto


A arquiteta Ani Agopyan, mostrou a diferença entre blocos cerâmicos e de concreto. "Acho que faltam informações sobre o produto cerâmico", diz Ani. "Muitas vezes o profissional não têm dados comparativos na hora de especidficar um produto ou outro".

Ani prova que uma das vantagens do bloco cerâmico é ter maior absorção que o bloco de concreto. Ela colocou água sobre os dois tipos de blocos. Após cerca de seis minutos, a água havia atravessado as paredes do bloco de concreto, que tem baixa absorção e alta permeabilidade. Após 10 minutos, ele estava todo molhado.

O bloco cerâmico não permitiu a passagem da água, porque possui maior absorção e menor permeabilidade. "Este ensaio, normalmente realizado em laboratório, demonstra que a primeira parade do bloco cerâmico fica molhada após 30 horas", garante a arquiteta.

Ela acredita que o produto cerâmico precisa de maior divulgação para deixar de ser marginalizado. "Está na hora dos órgãos públicos e construtoras conhecerem a que é a cerâmica", conclui.

Fonte: Mundo Cerâmico