BATE PAPO EMPRESARIAL É REALIZADO PELO SINDICER/RS EM SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ
22/08/2019
Assuntos sobre governança corporativa, opções tributárias no Brasil e vendas foram abordados neste evento que foi mais uma ação do Projeto Procompi 2019 – Cerâmica Vermelha

O SINDICER/RS em parceria com o SINDUSCOM-VT e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS realizaram na noite do dia 21 de agosto em São Sebastião do Caí, um Bate Papo sobre Conceitos Empresariais onde foram abordados assuntos sobre governança corporativa, opções tributárias no Brasil e vendas.

A Consultora Administrativa Financeira, Vânia Strepeckes, destacou que muitos empreendedores desconhecem os benefícios de investir na governança corporativa. O sistema é importante tanto para os pequenos quanto os grandes negócios e ajuda no crescimento da empresa de forma ordenada. Isso se aplica na tomada de decisões estratégicas, como iniciar um novo projeto, até contextos de impasses entre sócios ou diretoria e exibiu cases de situações de empresas familiares.

Já o consultor de custos Carlos Luvisetto, explicou que a escolha do regime tributário é uma etapa estratégica para o negócio, visto que é uma decisão de como a empresa pagará os tributos, encargos e impostos devidos ao governo. Mostrou que existem basicamente três formas de se fazer isso: pelo Simples Nacional (que também inclui a opção do MEI), Lucro Presumido e Lucro Real. Apresentou exemplos de que escolher um regime tributário adequado pode ajudar a empresa a reduzir custos, sem pagar nada mais do que o devido, e isso pode ser um fator determinante para o sucesso do empreendimento. Aconselhou aos participantes reavaliarem anualmente se o regime tributário escolhido está adequado à situação fiscal e orçamentária do seu negócio, deixando um questionamento: Será que o Simples é sempre a melhor escolha?

Finalizando o encontro, o Consultor de vendas Luíz Roberto Oliveira, destacou como a qualidade no serviço pode representar um diferencial competitivo para o negócio e mostrou ainda algumas ações que podem auxiliar na conquista e retenção de clientes.

O evento foi mais uma ação do Projeto Procompi 2019 – Cerâmica Vermelha.