GOVERNO PRORROGA PRAZO DE CARÊNCIA DOS EMPRÉSTIMOS DO PRONAMPE
09/03/2021
A nova medida deve beneficiar pequenos empresários que deveriam começar o pagamento dos financiamentos em março.

O governo federal decidiu prorrogar o prazo de carência dos empréstimos concedidos a empresários por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A prorrogação do prazo foi confirmada pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, no dia 8 de março.

Os pequenos empresários terão mais três meses para começar a pagar os empréstimos concedidos pelo programa.

Criado em maio do ano passado, o Pronampe foi uma forma de ajudar pequenos empresários a enfrentar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, permitindo ao empresário pegar até 30% do faturamento em empréstimo, com pagamento em 36 vezes e juros de até 1,25% mais taxa Selic.
Inicialmente o programa tinha prazo de carência de oito meses, e os primeiros contemplados com os empréstimos começariam a pagar neste mês de março.

As empresas interessadas em prorrogar a carência dos empréstimos da linha do Pronampe devem procurar as instituições financeiras com as quais foram firmados os contratos de crédito.

O governo articula ainda, segundo o secretário, um projeto de lei para permitir que recursos do Pronampe não usados em 2020 (cerca de R$ 2 bilhões) sejam investidos em 2021, além de um socorro extra de mais R$ 4,8 bi que está em negociação com o Senado.